
Com conforto e qualidade
Com etapas programadas e cumpridas dentro das projeções feitas, a estrutura funcional da Câmara de Vereadores de Pelotas é modernizada. Sob a batuta do presidente Cesinha (PSB), são oferecidas as melhores condições para que os 21 representantes do povo possam cumprir seus compromissos. A próxima qualificação será no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza. O atual será desmanchado e chegará um novo, com mesas individuais para cada vereador, mantendo o formato em U e com o espaço reservado à imprensa também preservado (fotos). O carpete será trocado por piso flutuante. Reforma poderá ser feita durante o recesso de inverno.
TRAMITAÇÃO
Tem oito folhas o parecer elaborado pela vereadora Iasmin Roloff (PT), relatora da Comissão Processante instalada na Câmara de Canguçu para investigar denúncia de quebra de decoro parlamentar pelo vereador Xico Vilela (PP). Na sessão do dia 5 de junho, ele chamou uma servidora presente de “neguinha p...”.
TRAMITAÇÃO II
O parecer foi protocolado na quinta-feira passada. Além do parecer, o documento contém mais oito páginas com cópias de publicações feitas em redes sociais. A Comissão Processante opina pelo prosseguimento da denúncia e o posterior julgamento da responsabilidade de Xico Vilela.
ROL
Através do advogado Conrado Bento, o vereador Xico Vilela encaminhou e protocolou sua defesa prévia. São 14 páginas com análise da situação e outras 17 com reproduções de atas de duas sessões da Câmara, de registros policiais, de depoimentos, de foto e de publicações em redes sociais.
TESE
Já na primeira folha, Bento trata da nulidade do procedimento com base no Decreto-Lei 201 de 1967 e na Constituição vigente desde 1988. Na terceira página, aponta a suspeição dos envolvidos no julgamento.
TESE II
No mérito, comenta o acontecido na sessão em 5 de junho e relaciona com a citação do nome do pai da acusadora. Pondera que deve-se perquirir é se de fato o acusado ofendeu a senhora... no dia, horário e local descritos na representação e nada mais.
TEZ
Conrado Bento, na folha sete, afirma que Xico Vilela não se referiu à senhora durante a sessão e que não a ofendeu. Aponta que não lhe imputou as ofensas, “pois ela é da cor branca e uma senhora casada e honrada”. “Não é uma coisa, nem outra”, assevera.
HISTÓRIA
Sobre São Francisco de Paula ser o padroeiro de Pelotas. Ele foi um eremita, fundador da Ordem dos Mínimos e santo da Igreja Católica. É também conhecido como o Eremita da Caridade.
HISTÓRIA II
Sua opção foi ao desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação integral ao socorro do próximo. Consta que, num só dia, o Venerado de Paula atendeu em seu mosteiro a mais de 300 pessoas necessitadas do espírito e do corpo, realizando curas prodigiosas.
SOLUÇÃO
Audiência virtual marcada para hoje, na Segunda Câmara Especial do Tribunal de Contas do Estado (TCE), poderá definir a continuidade nos trâmites para a concretização do futuro prédio da Câmara de Vereadores de Pelotas, no Parque Una.
SOLUÇÃO II
O processo está parado, sob análise da conselheira substituta Ana Cristina Moraes. Ela analisa recurso interposto por representante de empresa inscrita na licitação e o ponto em referência é sobre a construção ou não de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).
CONQUISTA
Marcado para as 10h de hoje na Associação Escola Louis Braille o lançamento do projeto de uso de bengalas para identificação de pessoas com deficiência visual. Equipamentos na cor branca são utilizados em cidades e em vários países. Na rua Andrade Neves, 3.084.
ENTENDA

Com a liderança do presidente Marco Antônio Barbosa (UB), prefeito de Chuí, prefeitos da Zona Sul iniciam a semana em Brasília. Até quinta que vem, dia 6, terão audiências nos ministérios da Agricultura, Saúde e Desenvolvimento Regional e com a direção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para encaminhamento de projetos de interesse da região.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário